gototopgototop

Gorki: Domingo Vermelho (Download)

Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

ivan_vladimirov_domingo_sangrento

Pintura de Ivan Vladmirov, artista soviético da escola do Realismo Socialista

No domingo do dia 9 de janeiro de 1905 ocorreu uma tragédia que abalou de forma sem precedentes a história da Rússia. Neste dia, massas e massas de trabalhadores se reuniram em uma manifestação pacífica em São Petersburgo para entregar uma petição ao Czar. Organizada pelo padre Gapon que, apesar das constantes denúncias dos bolcheviques, apenas mais tarde se revelaria às massas como um colaborador da polícia czarista. A manifestação visava, por meio da petição, denunciar as condições miseráveis de existência nas quais os trabalhadores russos se encontravam, e cobrar do Czar uma postura de atenuar minimamente a pobreza do povo. 

O regime czarista deu sua resposta em cargas de baioneta, fuzilamentos, chicotadas e coices de cavalaria, mostrando efetivamente a quem servia o aparelho de Estado: à burguesia mais reacionária da Europa, aos grandes proprietários de terra e seus capachos imperialistas da família real.

Esse horrendo massacre no qual operários, mulheres e crianças perderam suas vidas ficou conhecido como Domingo Sangrento. Mas sobre o sangue derramado do proletariado, as chamas da fúria revolucionária do povo acenderam, e o luminoso caminho para a Revolução Socialista de Outubro foi traçado. Desta dura lição, o proletariado russo rompia suas ilusões com o Czar e aprendia que a liberdade não se ganha, se toma, e se toma de forma violenta.

Dada a sua importância para a história da Revolução Russa e para o proletariado mundial, inúmeros artistas retrataram suas impressões sobre o Domingo Sangrento. Dentre eles, destaca-se Máximo Gorki, que por meio de suas comoventes narrativas, transmitiu a perspectiva classista do proletariado russo: a barbárie sofrida e a consequente desmoralização total do Czarismo diante do povo.

Como parte da celebração internacional pela passagem dos 100 anos da Grande Revolução Socialista de Outubro, o MEPR – Movimento Estudantil Popular Revolucionário – publica em livreto o conto “O Domingo Vermelho”, de Máximo Gorki. Faça o download no link abaixo.

Domingo_sangrento_CAPA_Pgina_1

DOWNLOAD


 

RVI