Mais uma vitoriosa manifestação pelo Passe Livre e Contra o Aumento da Passagem em Goiânia

Manifestao_pelo_passe-livre_em_Goinia_0

Na última sexta-feira, 08/04, novamente os estudantes de Goiânia foram à luta pelo passe-livre e contra o aumento da passagem. Mais de 300 estudantes secundaristas e universitários se reuniram na Praça Universitária e marcharam pelas ruas da cidade em mais uma manifestação de repúdio à péssima situação do transporte na cidade, para exigir o passe livre estudantil e contra mais um abusivo aumento previsto.

Antes mesmo de sair da Praça Universitária, a polícia tentou impedir os estudantes de manifestar pelos seus direitos, dizendo que o protesto não tinha autorização para dali. A resposta contundente dos estudantes foi “Ora, vamos ver!”, seguida pelo início da manifestação conforme havia sido decidido na assembléia do Comando de Luta.

Os estudantes caminharam até a porta da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), o órgão público que diz regular e avaliar a qualidade do transporte. Após muita agitação na porta do local, enviaram um porta-voz para “explicar” aos estudantes que eles não podiam fazer nada pelo transporte, que gostariam de ajudar e toda essa velha cantilena dos órgãos burocráticos do velho Estado. Em seguida, a marcha seguiu para o Terminal da Praça da Bíblia, uma das mais movimentadas estações de ônibus, onde todos os dias as massas sofrem com atrasos, ônibus lotados, falta completa de infra-estrutura etc. Durante a marcha os estudantes fizeram pula-catraca nas plataformas do Eixo Anhanguera e conseguiram chamar mais estudantes para a luta.

Ao chegar no Terminal, tentou a polícia intimidar os estudantes, posicionando viaturas nas entradas do local, tentando fechar o caminho. Mas esses gorilas estavam enganados! Ao que parece, não notaram que a manifestação era uma expressão do novo movimento estudantil, e que todos ali estavam furiosos com a situação do transporte e não se deixariam intimidar por quem quer que fosse.

Com muita organização e agitação, os estudantes ocuparam o Terminal. Os trabalhadores presentes no aplaudiram a manifestação e mostraram seu apoio ao vitorioso ato que barrou vários ônibus causando o caos na rede de transportes, fazendo os empresários que exploram o povo sentirem no bolso esse prejuízo.

A imprensa goiana tem se recusado a dar publicidade aos atos do Comando de Luta, é provável até que estejam respondendo a ordens do fascista governador, Marconi Perillo, que prometeu o Passe Livre em campanha eleitoral e agora acena com o cinismo de sempre. O que esquecem é que no final das contas o povo se faz ouvir, e que mais e mais estudantes se juntam à luta para gritar em alto e bom som que estão revoltados.

Convidamos todos os estudantes de Goiânia a participarem das reuniões, assembléias e manifestações do Comando de Luta pelo Passe Livre!

Mais informações no blog: http://www.comandopasselivre.blogspot.com/

 

Fotos:

Manifestao_pelo_passe-livre_em_Goinia_1 Manifestao_pelo_passe-livre_em_Goinia_2 Manifestao_pelo_passe-livre_em_Goinia_3
Manifestao_pelo_passe-livre_em_Goinia_4 Manifestao_pelo_passe-livre_em_Goinia_5 Manifestao_pelo_passe-livre_em_Goinia_6
Manifestao_pelo_passe-livre_em_Goinia_7 Manifestao_pelo_passe-livre_em_Goinia_8 Manifestao_pelo_passe-livre_em_Goinia_9

 

Alguns dos vídeos sobre as últimas manifestações em Goiânia:

Manifestação do dia 1º/04: http://youtu.be/mi0eJ5PWYyY

Chamada para a manifestação de 08/04: http://youtu.be/ZnXT0HR34mo

Trecho da manifestação de 08/04: http://youtu.be/4pfGMaUhMfk