gototopgototop

Norte de Minas Gerais: juventude combatente ocupa reitoria do IFNMG

Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 

 

Estudantes da ocupação do IFNMG No último dia 10 de novembro, dezenas de estudantes ocuparam a reitoria do IFNGM – Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, em Montes Claros. A combativa ação é o resultado de quase um mês de mobilizações contra a aprovação da PEC 241/55, Escola sem Partido, “reforma” do ensino médio, dentre outros ataques ao direito dos filhos do povo de estudar e aprender cometidos pelo gerenciamento vendilhão da pátria de Michel Temer (PMDB)  e sua quadrilha (PSDB/DEM, etc.).

Estudantes seguram faixa em apoio à revolução agrária

 

Desde outubro, vários campi da instituição são ocupados pela juventude combatente: Pirapora, Januária, Montes Claros, Salinas, Curvelo, Teófilo Otoni, Araçuaí, Porteirinha, Janaúba, Almenara e Arinos. Em vários locais, servidores e professores aderiram à greve e em todos é enorme o apoio da comunidade escolar aos bravos estudantes. Depois de muita pressão e por uma manobra dos oportunistas alguns campi estão sendo desocupados, mas nos pólos que mantiveram a ocupação, o rechaço a tentativa de partidos eleitoreiros como PT e Pecedobê de se apropriarem das mobilizações é marcante, assim como a grande organização dos estudantes. Por meio de reuniões e assembleias permanentes, os estudantes se dividem em comissões e mantem um clima de intenso debate político por meio de atividades como oficinas para confecção de cartazes, grupos de discussão sobre temas diversos, exibição de filmes, muita música e estudos.

Ato da população de Montes Claros contra medidas antipovo

 

Faixa levantada pelo povo no protesto estudantil
Várias manifestações ocorrem desde o início das ocupações. Em Januária ocorreu uma grande manifestação com a presença de mais de duas mil pessoas. Em Salinas, no dia 25 de outubro, os estudantes fecharam a BR 251, nos dois sentidos, utilizando barricadas e pneus em chamas. Em Montes Claros, teve uma manifestação com mais de 2 mil professores contra a PEC e dia 10 houve uma manifestação dos estudantes secundaristas, prometendo novas ocupações.

Bloco combativo da manifestação em defesa dos direitos dos estudantes

Estudantes na manifestação pela educação!

 

FORA TEMER E SUA QUADRILHA!

VIVA AS OCUPAÇÕES EM TODO BRASIL!

REBELAR-SE É JUSTO!

 

JEP 19

JEP 19

RVI

Celebrações

Teses

Facebook

Jornal A Nova Democracia

FERP (Chile)