gototopgototop

UERJ: Assembleia de estudantes convoca lutas em defesa da educação pública!

Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 

 

No dia 9 de março ocorreu uma Assembleia Geral de estudantes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Uerj. Nela foi discutida a organização de lutas em defesa da universidade, importante pauta para dar resposta à situação desesperadora que atravessa a Universidade, que no último dia 6, segunda-feira, foi palco de um grave acidente no qual um elevador caiu do terceiro andar, acidentando uma trabalhadora.

Mais do que falar da situação já conhecida de fechamento da universidade por falta de repasse por parte do “governo” do Estado, os cerca de 60 estudantes presentes ressaltaram a necessidade de prosseguir organizando a luta em defesa da universidade, avançando principalmente no ponto de organização dos estudantes. Os presentes se comprometeram fazer acontecer atividades que sirvam para demonstrar para a população a situação e envolvê-la na luta concreta pela educação e saúde públicas.

São mais de 30 mil estudantes há três meses sem aula, o Hospital Universitário, que deixou de realizar cirurgias por falta de recursos mínimos, e também não está atendendo a população, professores, funcionários técnicos e terceirizados com salários astrasados, além de inúmeras atividades (como cursos de línguas, estágios e outros), que estão sendo prejudicados pelo total descaso de Pezão - PMDB, bem como do governo federal de Temer, que aplica a mesma política antipovo a nível nacional.

 

Panfleto distribuido denunciando a situação da Uerj e chamando a maiores lutas!

Panfleto distribuído por ativistas do MEPR

Foi feita também uma agitação em torno da necessidade de os estudantes independentes tomarem para si a tarefa de organizar esta luta. Seria um erro esperar que o atual DCE (PT/Pecedobê) tivesse qualquer atitude no sentido de impulsionar e dar massividade à luta pela defesa da Uerj, estes já demonstraram que seus interesses são o de ser meros porta-vozes de REItoria e governo e de imobilizar o movimento estudantil combativo.

É, portanto, dever de cada estudante tomar parte ativa nesta luta que já se iniciou e que conta com apoio de toda população carioca, bem como de todos estudantes, professores e de todo povo de todo país. A Uerj deve ser ponta de lança na luta contra os ataques à educação e servir de exemplo nacional de resistência!

Calendário de atividades:

13/03 - Panfletagem nas ruas ao redor da Uerj denunciando a situação

15/03 - Ato contra a Reforma da Previdência - 16 hrs - Concentração na Candelária

23/03 - Ato na casa do Pezão - 17 hrs - Concentração na saída do metrô de Antero de Quental

COMBATER E RESISTIR CONTRA O FECHAMENTO DA UERJ!

 

JEP 19

JEP 19

RVI

Celebrações

Teses

Facebook

Jornal A Nova Democracia

FERP (Chile)