gototopgototop

GO: MEPR REALIZA CELEBRAÇÃO SOBRE OS 50 ANOS DA BATALHA DE CACHOEIRINHA

Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

IMG_20170513_131218636_HDR  

No dia 13 de maio os estudantes do povo de Goiânia se reuniram para celebrar a importante Batalha de Cachoeirinha e propagandear a revolução democrática agrária como primeiro passo do verdadeiro caminho para a transformação da realidade do povo brasileiro.

A Batalha de Cachoeirinha ocorreu em 1967 quando latifundiários tomaram à força as terras de posseiros e quilombolas que residiam no norte de Minas Gerais. A desocupação violenta foi legalizada e apoiada pelo Estado. Em pleno regime militar, que se iniciara em 1964, os latifundiários foram encorajados a se assenhorarem das terras dos camponeses posseiros através da grilagem. Esse processo contaria com validação jurídica dada pelo judiciário e também com a permissão do uso da violência privada e também das forças do Estado que abertamente colaboravam com os ataques às terras camponesas em prol de grileiros. Essa é uma das facetas da chamada modernização conservadora no campo brasileiro que fortaleceu o latifúndio – renovando-o através de gordos e vultosos incentivos estatais – e reforçou o capitalismo burocrático no país.

IMG_20170513_131307513

 

Celebramos a heroica resistência dos camponeses que ali estavam e o fato de que os mesmos, apesar de terem perdido neste primeiro confronto, não abaixaram a cabeça e ao longo dos anos seguintes nunca deixaram de lutar.

São vários os relatos de reocupações destes camponeses expulsos nas décadas seguintes, porém sob a direção de movimentos oportunistas não obtiveram êxito. Foi então que em 2000 a Liga dos Camponeses Pobres (LCP) se juntou a estes camponeses e, abandonando as ilusões legalistas, conseguiram retomar as terras que lhe pertenciam por direito.

IMG_20170513_131252700_HDR

A celebração contou com a presença de convidados que reafirmaram a importância de defender e propagandear a luta pela terra e a Revolução Agrária que se iniciou e está em curso no campo brasileiro com direção do movimento camponês revolucionário.

É fato que somente a luta encarniçada e violenta contra as classes dominantes trouxe transformações para nosso povo e as terras já retomadas pelos camponeses e quilombolas de Cachoeirinha e região são um exemplo concretizado. Saudamos os camponeses de Cachoeirinha e a LCP pela sua coragem e por nos mostrar o verdadeiro e luminoso caminho para a vitória dos camponeses de nosso país!

IMG_20170513_131317532

VIVA A HEROICA RESISTÊNCIA DE CACHOEIRINHA!

É TERRA PRA QUEM NELA TRABALHA! VIVA AGORA E JÁ A REVOLUÇÃO AGRÁRIA!

 

RVI

Celebrações

Teses

Facebook

Jornal A Nova Democracia

FERP (Chile)