gototopgototop

REItoria da UEM ocupada pelos estudantes!

Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Estudantes_ocupando_a_reitoria

Permanece ocupada desde quinta-feira, 25, a reitoria da Universidade Estadual de Maringá. Os estudantes da UEM já haviam enviado uma pauta de reivindicações à REItoria, e esta não deu nenhuma resposta, ou melhor, mais uma vez, tentou enganar os estudantes com longos prazos e promessas jamais cumpridas. Além do desmascaramento da REItoria, os estudantes também denunciam o gerente estadual Beto Richa, responsável por um corte de 38% do orçamento das universidades estaduais, e o governo federal, que no princípio do ano anunciou um corte de R$ 3 bilhões na educação.

Os estudantes, numa atitude emblemática, decidiram batizar a ocupação com o nome de MANUEL GUTIÉRREZ REINOSO, morto ontem no Chile nas manifestações estudantis que estão acontecendo naquele país.

Também na quinta-feira, 25, os estudantes da Universidade Federal Fluminense deliberaram em assembléia se somar à ocupação da reitoria realizada na véspera por vinte estudantes do Movimento Agro-Ecológico –MAE –sendo expulsos da universidade, de madrugada, por ação conjunta da Polícia Federal e Tropa de Choque da Polícia Militar.

Tudo isso demonstra que esse semestre que se inicia será de muitas lutas. Os efeitos nefastos da aplicação do REUNI estão se fazendo sentir nesse momento, exatamente quando as reitorias subservientes cumpriram rigorosamente as “metas de expansão” do MEC e este, ao contrário, não cumpriu suas irrisórias e já insuficientes metas em investimento e infra-estrutura. O resultado, todos sabem: faltam professores, salas de aula, mesas, cadeiras, bebedouros, para não falar em laboratórios, moradia e assistência estudantil em geral.

Beto_Richa_governador_do_Paran_cortou_38_das_verbas_das_universidades_estaduais

E falta, principalmente, DEMOCRACIA. Exatamente por isso, os estudantes perceberam que não adianta esperar a eterna ladainha da burocracia acadêmica, regiamente sustentada pelo governo e fundações privadas. O único caminho são as greves, passeatas, ocupações de reitorias, essa é a única forma de exercer a democracia dentro da universidade, sem lutas e mais lutas não será possível avançar um passo sequer!

Todos às greves e ocupações de REItorias!

Viva a nova onda de ocupações que se inicia!

Pela Revogação do REUNI!

 

Abaixo, o CHAMADO DE SOLIDARIEDADE À LUTA DOS ESTUDANTES DA UEM:

 

Todos sabem que ontem, quinta feira, dia 25/08, os estudantes da UEM ocuparam a reitoria. No dia 11/08, havíamos entregue em mãos uma pauta de reivindicações ao reitor. Naquela ocasião, foi estipulado um prazo de 15 dias para o mesmo tomar providencias cabíveis quanto às reivindicações almejadas desde o início do ano. Em vista do não atendimento por parte da reitoria, que apresentou um documento, lido em voz alta na manifestação, foi realizado uma assembléia extraordinária onde foi decidido a ocupação imediata.

Protestamos contra o corte de verbas do Governo Estadual e Federal. 38% de cortes em nossas Universidades Estaduais causam um déficit cada vez maior em uma educação que já é precária. Buscamos um canal de ligação direta com o Governo do Estado para acatar as nossas reivindicações.

Junte – se a nós, em defesa do nosso direito a uma educação publica, gratuita e de qualidade, assinando esta moção de apoio. Contribua como puder.

 

O blog da ocupação é:

http://www.ocupacaouem2011.blogspot.com/

 

Celebrações

Teses

Facebook

Jornal A Nova Democracia

FERP (Chile)