gototopgototop

Companheiro Alípio de Freitas: Presente na Luta!

Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

alpio

Na última segunda-feira (12/06), faleceu em Portugal Alípio de Freitas, histórico dirigente da luta camponesa e contra o Regime Militar Fascista no Brasil.

Alípio de Freitas veio para o Brasil em finais da década de 50, para atuar como Padre e logo se ligou de maneira dedicida às reivindicações e lutas do nosso povo, principalmente do campesinato pobre. Sua trajetória é digna de um verdadeiro revolucionário: após o rompimento com a igreja, se vincula cada vez à luta pela terra no nordeste, chegando a ocupar o cargo de Secretário Geral das Ligas Camponesas. Com o golpe militar de 64, Alípio vai para a clandestinidade e depois é exilado, passando pelo México e por Cuba. De volta ao Brasil, trava séria luta com as organizações de esquerda que propunham a resistência armada ao Regime Militar como caminho da Revolução no país. É neste período em que é preso e passa mais de dez anos encarcerado e sofrendo as mais vis torturas, às quais resiste com a tenacide ímpar da fibra de revolucionário.

Alípio de Freitas defendia que o caminho da revolução no Brasil era a partir do campo, na luta pela conquista da terra para os camponeses. Em 2010, passa a integrar o Conselho Editorial do Jornal A Nova Democracia e é condecorado como Presidente de Honra da Liga dos Camponeses Pobres.

Também neste ano, em entrevista ao Jornal AND, Alípio contou sua história de militância e vida, que pode ser lida aqui.
http://anovademocracia.com.br/no-63/2724-um-homem-de-grande-firmeza

O falecimento de Alípio de Freitas atinge com grande pesar a todos os revolucionários do Brasil, de Portugal e do mundo. Sua luta em defesa dos mais pobres entre os pobres, pela transformação radical dessa sociedade e pela construção de um mundo novo será para sempre lembrada como exemplo a ser seguido.

COMPANHEIRO ALÍPIO DE FREITAS: PRESENTE NA LUTA!

MORTE AO LATIFÚNDIO! TERRA PARA QUEM NELA TRABALHA!


 

JEP 19

JEP 19

RVI

Celebrações

Teses

Facebook

Jornal A Nova Democracia

FERP (Chile)