gototopgototop

II Semana Marxista na UFAL : A Universidade à serviço do Povo!

Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 

ufal_2Entre os dias 05 e 09 do mês de outubro o MEPR, junto com o mestrado em serviço social da UFAL (Universidade Federal de Alagoas), realizou a II Semana Marxista com o tema Marxismo e a questão agrária: uma homenagem aos 60 anos da Revolução Chinesa.

O Evento contou com a participação de aproximadamente 270 pessoas, número que foi além das expectativas, pois no mesmo período estavam ocorrendo outros Eventos na Universidade. No decorrer da Semana mesmo aqueles que não estavam escritos participaram das palestras.

“Semifeudalidade e Capitalismo Burocrático”; “Marxismo e Questão Feminina”; “Reforma Agrária ou Revolução Agrária” e “O impacto da Revolução Chinesa no Nordeste (atuação do PCdoB, PCR e Ação Popular nas décadas de 60 e 70)”, foram alguns dos temas abordados.

ufal3Apesar de ser uma atividade acadêmica, o seminário contou com a presença maciça dos trabalhadores da Liga dos Camponeses Pobres - LCP, um representante do sindicato dos trabalhadores da construção civil de Belo Horizonte/MG, além de professores da UFAL, USP e UFBA. Isso prova que o MEPR é a única Corrente estudantil que está de fato junto com as massas populares, apoiando e sendo apoiado pelo povo brasileiro. E mais, em um contexto em que tenta-se isolar cada vez mais a universidade da realidade brasileira, como se a academia pudesse ser uma espécie de “ilha” à margem da luta de classes, eventos como esse representam uma verdadeira vitória do caminho democrático-revolucionário e da aliança entre estudantes, professores, operários e camponeses, indispensável para preparar o caminho que construa uma Universidade que esteja teórica e praticamente a serviço do povo e da transformação da nossa realidade.

Integrantes do MEPR realizaram uma pesquisa “boca-a-boca”, para realizar uma breve avaliação do Evento e, como era de se esperar, a resposta foi uma unânime: uma temática atual e um dos Seminários mais organizados na Universidade. A II Semana Marxista, com certeza, foi mais uma vitoriosa atividade do MEPR em Alagoas. Que essa atividade sirva como verdadeiro exemplo e que em todo o país o autêntico movimento estudantil, cumprindo seu papel de setor mais dinâmico da universidade, possa levar o povo para ocupar as salas de aula e as salas de aula para irem até o povo.

 

VIVA OS 60 ANOS DA GLORIOSA REVOLUÇÃO CHINESA!

ABAIXO O REVISIONISMO!

VIVA O NOVO MOVIMENTO ESTUDANTIL POPULAR REVOLUCIONÁRIO!

 

Celebrações

Teses

Facebook

Jornal A Nova Democracia

FERP (Chile)