gototopgototop

Carlos Mariguella - Mil faces de um homem leal

Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 

"Quem samba fica,

Quem não samba, camba

Chegou, salve geral da mansão dos bamba

Não se faz revolução sem um fuga na mão

Sem justiça não há paz, há escravidão..."


 Racionais MC’s, grupo nacional de rap, lançou o videoclipe da música “Mil Faces de um Homem Leal" retratando o período do Regime Militar brasileiro, que torturou, assassinou e prendeu milhares de pessoas no país. A música foi composta para trilha sonora do filme “Marighella”, de Iza Ferraz.

Um dos cenários para a gravação do videoclipe, foi a Ocupação Mauá, conjunto habitacional conhecido como "Novo Pinheirinho'' habitado por mais de 200 famílias, no centro da cidade de São Paulo.

No clipe mostra diversas cenas do militante comunista, em reuniões, discussões, em várias lutas nas ruas onde se presencia repressão por um lado e resistência por outro, inclusive reconstituem tanto a tomada da Rádio Nacional pelo Ação Libertadora Nacional (ALN), quanto da emboscada realizada pelo gerenciamento militar fascista, onde o assassinaram.

Saudamos o grupo Racionais MC's, assim como todos aqueles grupos, bandas e artistas que usam da música, da arte para divulgarem as lutas de nosso povo e a história de lutadores como Marighella que contribuíram para que houvesse no Brasil um processo revolucionário. Marighella, desde o início de sua militância, defendia a importância do trabalho de massas, a necessidade da violência revolucionária como único caminho para a transformação radical de nossa realdade. Nós, do Movimento Estudantil Popular Revolucionário acreditamos que são pessoas como Marighella que devemos nos lembrar e ter como exemplo de dedicação e abnegação!

 

Viva Carlos Marighella, Heroi do povo Brasileiro!

Viva a Cultura Popular!

 

RVI

Celebrações

Teses

Facebook

Jornal A Nova Democracia

FERP (Chile)