gototopgototop

Quinteto em Branco e Preto, mostrando que sabe fazer samba!

Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

quinteto_em_branco_e_preto

 

Pertencente a nova geração do samba o Quinteto em Branco e Preto foi formado há quinze anos por cinco jovens músicos e compositores, desde seu inicio a "rapaziada" mostra que sabe produzir esse autêntico ritmo popular, preservando suas raízes e tradições.


O grupo tem parte de seus integrantes oriundos do bairro São Mateus (periferia da Zona Leste da cidade de São Paulo),os irmãos Everson Manoel, Yvison José, Victor Hugo, e de Santo Amaro ( região periférica da Zona Sul), os também irmãos Magno de Souza e Maurílio de Oliveira . Foram "batizados" por Beth Carvalho que assistindo a uma de suas primeiras apresentações na "noite paulistana"  passou a chamá - los inicialmente de Quinteto Café com Leite.


Em sua trajetória já foram lançados quatro álbuns e dentre suas composições há letras que retratam os problemas enfrentados pelo povo no cotidiano das preferias das grandes cidades,como a “perseguição” policial, a precariedade do transporte público, da saúde, além da exaltação do samba e suas origens, tudo de forma simples, alegre e irreverente.

 


O Quinteto já se apresentou ao lado de grandes nomes como Dona Ivone Lara, Luis Carlos da Vila, Nei Lopes, Almir Guineto .Também integram outros ritmos em algumas de suas composições como, por exemplo, a participação de Edi Rock ( do grupo Racionais) em seu último álbum.
Nós do MEPR saudamos grupos, compositores, artistas em geral que seguem fomentado a  cultura popular em nosso país, já que o povo, em particular a juventude, é vítima de uma "grande enxurrada" de "lixo cultural"  imposto pelo imperialismo todos os dias através de seu monopólio dos meios de comunicação local , que além de não retratarem a realidade, a luta pela sobrevivência e todo o tipo de opressão em que somos submetidos cotidianamente, não demonstram  nossa verdadeira cultura, fruto de uma grande miscigenação resultante na grande variedade de ritmos, linguagens e outros tipos de expressões artísticas. Para conhecer  o samba do QBP, "Patrimônio da Humanidade":




Patrimônio da Humanidade
O Samba me traz tanta recordação
Enche minha alma de inspiração
Patrimônio dá humanidade
Brasileiro de verdade que mora no meu coração.

Este que revela tantos bambas
Tanta gente tantos sambas imortais Lara laia
Engrandece aquele que o ama
E mantêm acesa a chama
Do fundo dos nossos quintais.

Samba que cresceu lá na favela
O filho pobre de Deus que aprendeu se virar
Que aprendeu existir
E não deixou se entregar

Samba que trabalha o ano inteiro
De janeiro a janeiro
Faz seu povo se alegrar

O samba tem magia e tem beleza
E é de suma fortaleza o seu cantar
E tem a força de uma natureza
Que faz a gente ter amor pra dar.
 

RVI

Celebrações

Teses

Facebook

Jornal A Nova Democracia

FERP (Chile)