gototopgototop

ESTUDANTES DO IFG DE ÁGUAS LINDAS – GO OCUPAM SUA ESCOLA

Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 

14517463_348285745510521_3643606290776705671_n

Para barrar a PEC 241 que vai congelar os gastos do governo federal com serviços como saúde e educação, a Contrarreforma do Ensino Médio, além de todo pacote de maldades contra o povo trabalhador como as Contrarreformas Trabalhista e Previdenciária os estudantes do Instituto Federal (IFG) de Águas Lindas – GO ocuparam sua escola no dia 03 de outubro.

Os projetos da gerência Temer/PMDB continuam o processo de sucateamento da educação pública, comprometendo os já mínimos recursos que as universidades e institutos de educação e escolas possuem. A manifestação ressoa o grito de revolta dos estudantes que se levantam por todo o país em luta contra os sucessivos ataques à educação, seja nas escolas ou nas universidades.  

 

PARA BARRAR A PRECARIZAÇÃO: GREVE GERAL NA EDUCAÇÃO!

NÃO VAI TER CORTE!

 

Segue o manifesto de reivindicações dos secundaristas:

 

Manifesto dos Estudantes que ocupam o Campus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG).

Aos estudantes de Águas Lindas
Aos estudantes do Brasil
Ao Ministro da Educação
À Reitoria do IFG

Nós, estudantes do IFG – do Campus Águas Lindas - decidimos ocupar nossa Instituição, no dia 3 de outubro, para defendê-la. Há muito tempo estamos lutando para garantir a estrutura mínima do Câmpus, brigamos por uma direção que nos escutasse, por ter água para beber, por ter liberdade de expressão e de criação, por laboratórios, por maior quadro de professores e técnicos e pela completa implantação do Câmpus (cadê as quadras, auditórios, biblioteca, refeitório e bloco administrativo funcionando?). Tivemos algumas conquistas: hoje temos água (há bebedouro), a direção se reúne conosco e nos escuta, há mais espaços de lazer e mais servidores.

No entanto, não queremos só ser escutados pela direção do Campus, queremos nossas reivindicações atendidas. Pois se o governo tem dinheiro para manter regalias de políticos safados, por que não tem para a educação? Se o governo tem dinheiro para dar para Organizações Sociais privatizarem tudo, por que não tem para a escola pública? A paciência acabou! Tivemos que tomar uma atitude mais forte diante das ameaças que estamos sofrendo de corte de verbas e de uma reforma do ensino com a qual não concordamos. Além disso, ocupamos também para protestar contra aqueles professores que tem tentado nos impedir de nos manifestar! NÃO ACEITAMOS NENHUMA AMARRA! JÁ NOS LIVRAMOS DE MUITAS ALGÊMAS!

Na última semana fizemos algumas manifestações de rua em Águas Lindas e paralisações no Campus para mostrar para a população que não aceitaremos a PEC 241 (que quer deixar a população sem saúde e sem educação por 20 anos), a medida provisória que destrói o ensino médio e a lei da mordaça. Essas medidas ameaçam a existência de um ensino de qualidade para a população carente de Águas Lindas e de todo o Brasil. Queremos que as escolas no Brasil continuem públicas, repudiamos todas as declarações do governo que dizem que se gasta muito com educação e que defende a terceirização e privatização das escolas.

Por isso, ocupamos e conclamamos todos os estudantes do Brasil a ocuparem suas escolas e as ruas e defenderem seu direito de estudar. Vamos seguir o exemplo dos estudantes do Chile, de São Paulo e de Goiânia. Acabou a paz! Isso daqui vai virar o Chile!
Estamos com nossos pais e comunidade de Águas Lindas nos apoiando! Também declaramos nosso apoio ao movimento de ocupação das escolas do Goiás contra as OSs e nos solidarizamos com os estudantes que estão sendo perseguidos pelo governador Carlinhos Cachoeira. Aos professores e administrativos do Câmpus: sempre respeitamos os movimentos de vocês e esperamos que, mesmo se discordarem das nossas táticas de luta, que respeitem nosso movimento!
A paciência acabou! Chega de ataques à população! Lutamos por nossos direitos!

Não tem arrego! Você tira minha escola e eu tiro o seu sossego!
Não vai ter cortes, vai ter luta!
Não acabou, tem que acabar, eu quero o fim da reforma já!

 

RVI

Celebrações

Teses

Facebook

Jornal A Nova Democracia

FERP (Chile)