gototopgototop
Biblioteca
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 
Sex, 06 de Agosto de 2010 Teoria - Biblioteca

Baixe o Texto Completo em PDF: Quem reeduca quem?


 

É com enorme satisfação e júbilo revolucionário que publicamos o texto “Quem reeduca quem?”. Obra produzida pelo Grupo de Redação de Crítica Revolucionária de Shanghai no auge da Grande Revolução Cultural Proletária, sendo traduzida por nós a partir da versão em espanhol publicada no livro “Enseñanza y revolución – Mao Tse-tung y otros autores” pela Editorial Anagrama em outubro de 1976.

c05

O documento que se segue é de grande importância a todos aqueles que lutam por uma educação que sirva ao povo, na perspectiva da construção da nova sociedade socialista. Trata-se de contundente crítica feita pelas massas chinesas dirigidas pelo Partido Comunista da China e guiadas pelo presidente Mao Tsetung, ao revisionismo soviético kruchevista no campo da educação, a partir de uma minuciosa analíse científica da obra Pedagogia da autoria de N. A. Kairov, verdadeiro tratado do ensino revisionista na URSS, editado logo após o XX Congresso do PCUS.

 
Avaliação do Usuário: / 4
PiorMelhor 
Qua, 25 de Novembro de 2009 Teoria - Biblioteca

jovem_engels O texto “Sobre a Autoridade” escrito por Friedrich Engels em março de 1873, ao polemizar com as tendências anarquistas “anti-autoritárias” no movimento comunista internacional à época é de grande atualidade e interesse, particularmente para aqueles que lutam pela construção de um movimento estudantil democrático e revolucionário e que enfrentam nas escolas e universidades todo o tipo de concepções pós-modernas e anti-científicas que tem como objetivo justificar as posições ideológicas individualistas de origem pequeno-burguesa, reforçadas sobremaneira pelo imperialismo.

Tais tendências têm como ideólogos autores como Hannah Arendt, Foucault e Herbert Marcuse. Segundo seus defensores, toda a autoridade representa a imposição da vontade de um pequeno grupo e, desta maneira, qualquer representatividade, seja de um movimento ou entidade significa a violência sobre os indivíduos e o aviltamento das vontades e responsabilidades individuais, sendo, portanto, incompatível com qualquer projeto de transformação social.

Em “Sobre a Autoridade” Engels destrói estas absurdas argumentações, por meio de uma linguagem simples e exemplos concretos que demonstram o fundo reacionário destas teorias que servem a perpetuação da ditadura da burguesia e do latifúndio, a serviço do imperialismo sobre o proletariado, campesinato e demais classes populares: “Já alguma vez viram uma revolução, estes senhores? Uma revolução é certamente a coisa mais autoritária que se possa imaginar; é o ato pelo qual uma parte da população impõe a sua vontade à outra por meio das espingardas, das baionetas e dos canhões, meios autoritários como poucos; e o partido vitorioso, se não quer ser combatido em vão, deve manter o seu poder pelo medo que as suas armas inspiram aos reacionários”.

 
Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 
Sex, 13 de Julho de 2012 Teoria - Biblioteca

Publicamos agora em nossa página um pequeno discurso de Lênin, quase tão breve quanto qualquer informe de luta, que guarda na verdade um profundo significado para todos aqueles rebelados contra a atual situação da educação em nosso país. Nesse discurso pronunciado em 1918, no I Congresso da Instrução da toda a Rússia, o chefe da Revolução de Outubro, após analisar a situação da guerra e da revolução na Europa, aborda de forma clara qual o papel da educação e dos educadores no processo de transformação da sociedade. Do mesmo modo em que os oprimidos necessitam de conhecimentos para poder triunfar, os educadores necessitam participar da vida e da luta se querem que seu trabalho não se converta num instrumento de dominação da burguesia. Acreditamos que esse debate é de grande relevância, e atualidade, porque quando os estudantes não só no Brasil, mas no mundo inteiro, se levantam em defesa do sistema de ensino e de sua qualidade, é inseparável responder à questão: que ensino e à serviço de que classe? Sem dúvida, a intervenção de Lênin joga uma luz e enriquece a questão, que para nós é um princípio, de que o papel da ciência não pode ser outro que o de servir ao povo. Ou como diria o próprio Lênin, no texto abaixo, “declaramos que a escola não existe à margem da vida e da política, que isto é pura enganação e hipocrisia”.

Revoluo_de_Outubro_assegurou_a_instruo_universal_a_todo_o_povo

 

 
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 
Dom, 04 de Março de 2012 Teoria - Biblioteca

Sobre a Palavra de Ordem dos Estados Unidos da Europa

V. I. Lénine

23 de Agosto de 1915

No número 40 do Sotsial-Demokrat[N350] informámos que a conferência das secções do nosso partido no estrangeiro[351] decidiu adiar a questão da palavra de ordem de «Estados Unidos da Europa» até ao debate na imprensa do aspecto económico do problema[1*].

A discussão sobre esta questão na nossa conferência adquiriu um carácter político unilateral. Em parte isto foi talvez provocado pelo facto de no manifesto do Comité Central esta palavra de ordem ter sido formulada directamente como política («a palavra de ordem política imediata...» -diz-se ali), e não só se propõem os Estados Unidos da Europa republicanos, mas também se sublinha em especial que «sem o derrubamento revolucionário das monarquias alemã, austríaca e russa» esta palavra de ordem não tem sentido e é falsa.

 
Avaliação do Usuário: / 4
PiorMelhor 
Ter, 17 de Novembro de 2009 Teoria - Biblioteca

stalin_lenin_e_kalinin Seguindo no nosso esforço de reproduzir textos clássicos do marxismo, e que permanecem ocultados sobre mil escombros em meio a sistemática propaganda contra o comunismo, colocamos aqui o texto de 1924 do grande dirigente da União Soviética Josef V. Stalin “Trotskysmo ou Leninismo”?

Não será possível no momento entrar a fundo nas grandes questões teóricas, ideológicas e políticas envolvidas na polêmica mas só o suscitamento do debate será válido, em dias em que o marxismo “oficial” das universidades mais esconde e desinteressa a ideologia do proletariado para os estudantes.

Sabemos que não é apenas de maneira explícita que o imperialismo atua para atacar os povos em luta. Também se vale sobremaneira da ação de quinta-coluna do revisonismo, que se apoderando muitas vezes de palavras-de-ordem de “esquerda” não demora a expor a sua degenerada face de traição e renegação da luta revolucionária. Muito se difunde, falsamente, a oposição “Stalin vs Trotsky” quando na verdade o camarada Stalin, como disse várias vezes, não fez mais que sustentar e aprofundar a linha revolucionária aplicada por Lênin. Stalin, aliás, era velho camarada-de-armas de Lênin, diferentemente de Trotsky que, sendo antigo menchevique, passou-se oportunamente para o lado dos bolcheviques ás vésperas da tomada do poder.

 


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

RVI